Como saber se já tive dados de acesso vazado?

Você já parou pra se perguntar alguma vez se aquele seu serviço de noticias, site de hospedagem, pagina de relacionamento entre outros do dia a dia ou que você nem usa mas mas deixou ativo possa ter seus dados de acesso disponíveis na web? você é daquelas pessoas que usam apenas um e-mail preferencial e um secundário ou é daqueles que tem um e-mail para cada coisa exemplo, além do e-mail pessoal tem o do trabalho um da faculdade entre outros.

Devido o e-mail ser nossa referência na web para comunicação rápida e documentada muitas vezes (posso dizer a maioria dos casos) quando vamos usar um serviço pago ou gratuito seja estabelecimento físico ou em um portal na internet sempre tem tem aquele formulário pra informar o e-mail e que raramente é opcional, porém até ai podemos relevar tal informação já que você está dando a um questionário ou formulário web apenas uma referência de como entrar em contato com você e não a chave da sua casa certo?.

Porém o uso de informações pessoais se tornou um grande negocio no mundo, seja com o nosso consentimento ou não estamos sujeitos a ter nossos dados de cadastro e acessos vazados pois a cada serviço que você se cadastra como por exemplo netflix, facebook, site de empregos, site de relacionamentos, site de hospedagem de arquivos ou até aquele fórum antigo onde você começou a aprender a pesquisar as coisas  todos eles tem obviamente seu banco de dados de usuários e seus respectivos acesso, e como saber se aquele seu email preferido ou aquele que você nem usa está relacionado a algum vazamento (Leak).

Pensando nisso Troy Hunt um especialista em segurança lançou em 2013 o site Have I Been Pwned? onde qualquer um na web pode pesquisar se algum acesso seu vou vazado apenas informando o endereço de email, O Have I Been Pwned? recebe cerca de sessenta mil visitantes diários, o site tem mais de 1,7 milhão de assinantes ativos de e-mail e contém registros de mais de 4,8 bilhões de contas de mais de 251 violações de dados já ocorridas pela web.

O processo é muito simples, ao acessar o site o campo de pesquisa irá pedir para que você informe o endereço de e-mail no qual quer verificar, a pesquisa normalmente é muito rápida

Caso o endereço de e-mail pesquisado conste em um ou mais vazamentos o sie irá listar em quais casos seus dados foram expostos e qual dados foram expostos e de qual serviço a partir daí cabe ao usuário tomar as medidas cabíveis, a troca da senha (de preferencia por uma bem complexa) ou até mesmo a exclusão da conta caso você não use mais o serviço para que seu acesso não seja uma opção de uso indevido.

Resultado da pesquisa

Link: https://haveibeenpwned.com

%d blogueiros gostam disto: